Neste momento você tem um documento em mãos solicitando o levantamento planialtimétrico do terreno. Eis que você não faz ideia de como começar esse procedimento ou então não sabe a quem recorrer?
Vamos definir o que é um levantamento planialtimétrico?
A palavra planialtimétrico significa que teremos uma amostragem plani + alti + métrica do terreno. Traduzindo, vamos ter as medidas do plano do terreno, ou seja, suas divisas e áreas. Além disso, teremos as medidas de altura de cada ponto do terreno. Ainda mais, com esse levantamento, temos as angulações e diferentes declives ou cursos d’água do terreno.
Em outras palavras, o que é realizado é a criação de um mapa, com pontos de referência do terreno. E isso pode ser solicitado ou usado em diversos processos. Primeiramente na abertura de uma matrícula na prefeitura, em um projeto de nivelamento ou irrigação da lavoura, e todos os projetos de engenharia e arquitetura que falamos na sequência.
Entendi o teórico, faz bastante sentido na minha cabeça. Entretanto, como é que eu devo proceder agora?
Além disso, caso tenha ficado algum termo não tão claro, temos nosso glossário completo.
Pondo em prática o levantamento planialtimétrico
Há diversas formas de responsáveis técnicos retirarem as medidas do terreno, como trena, teodolito, mangueiras de nível e drones. A grande diferença entre uma e outra está portanto na precisão do serviço e a agilidade para se obter esses resultados.
Na criação do nosso modelo topográfico planialtimétrico, como lhes foi explicado, há um diferencial, a precisão. E então, a sua correta utilização é quem manda no projeto todo. Portanto, quem decide se você vai poupar em movimentação de terra ou num projeto de destaque, é a precisão. Ela define os dados para toda e qualquer sequência da obra.
E como saber se preciso?
Separamos os principais usos de um projeto planialtimétrico nesse infográfico, com a ideia de você saber a real necessidade dele. Então, caso seu arquiteto ou engenheiro responsável esteja querendo deixar de lado, você possa exigir. Ou então, se você é nosso colega de profissão, melhorar o seu projeto com essas funcionalidades que podem custar agora, mas poupam no futuro.
Você gosta de qual tipo de banana?
Eu, em particular, gosto da banana prata, e infelizmente ela não é a mais barata no mercado, mas gosto de pagar a diferença pelo sabor melhor. Então vamos lá, eu sei que valor é uma coisa que nós definimos além do preço, quanto vale aquilo que gostamos e que será melhor pra nós?
Portanto, com essa introdução sobre pagar mais caro, você deve ter ficado de cara, porque acha que o planialtimétrico que entregamos em 3 dias após a solicitação seria acima do preço. Você pensou que vai ter que pagar mais caro por ter a precisão de centímetros. Então te apresento um cálculo simples aqui:
Topografia Convencional | Topografia com Drones |
Campo: 10 horas | Campo: 1 hora |
Escritório: 15 horas | Escritório: 3 horas |
Entregue: 30 dias depois | Entregue: 3 dias depois |
Valor a ser pago: Um mês do profissional | Valor a ser pago: Meia semana do profissional |
Eu vou te avisar que a gente cumpre esse prazo somente em 100% dos casos. Fundamos a empresa com o intuito de fornecer o melhor planialtimétrico para a construção civil, mercado agrário e urbano. Não acredita? Segue conosco que verás o nosso diferencial…
Por fim, caso você tenha percebido que estás no grupo diferenciado de pessoas que quer trabalhar com o melhor em cima do seu terreno, manda um alô no Whatsapp que tiramos todas dúvidas e passamos o teu orçamento.