Sabe aquele terreno que estava em zona rural e virou urbana? A demanda por residências ou indústrias nessa área é grande e a ideia é lotear? Esse caso é muito comum em cidades em desenvolvimento e/ou em expansão para novos horizontes. E temos casos de trabalho pra lhe apresentar e, então, mudar seu ponto de vista sobre projetos de loteamento.
Como funciona o processo de loteamento
O começo de todo projeto de loteamento parte da medição da área e perfil de elevação do terreno, buscando-se o melhor uso das condições deste e desenvolvimento do projeto. Nesta etapa portanto que utilizamos nossos drones. Vamos agora contar como procedemos em um trabalho realizado em uma cidade no noroeste do Rio Grande do Sul.
Mão na massa… quero dizer, no drone
Primeiramente, foi realizado o mapeamento para obtenção das medidas divisórias do terreno e seu posicionamento georreferenciado. Junto com imagens ortogonais do terreno e dos objetos acima do solo presentes na topografia. Com base nesses dados, foi feito um estudo de viabilidade econômica e separação dos possíveis lotes de acordo com o plano diretor da cidade e interesse dos clientes da incorporadora. Positivamente levantado pelos investidores do projeto, a utilização das fotos aéreas e das medições precisas, adicionaram precisão a tomada de decisão e estudo de caso do terreno.
Hora de colocar o loteamento no papel
O próximo passo, foi então gerar o mapa de elevação do terreno. Foran levantadas precisamente então, as curvas de níveis para melhor utilização na hora de projetar a pavimentação das vias, projetos pluvial, hidrossanitário e de iluminação pública.
No momento que escrevemos, esse projeto estava em fase de movimentação de terra, tendo buscado uma melhor utilização das condições naturais. Eventualmente são realizadas medições de volume de material e acompanhamento dos estágios da obra. Este último utilizando fotos sobrepostas das diferentes etapas da obra, mostrando a evolução e conferência do projeto com execução.
Quando falamos em serviços burocráticos de regularização dos lotes e obtenção da matrícula, foi utilizado o levantamento georreferenciado das divisas.
“Tudo bem, eu achei maravilhoso esse projeto, mas deve ter custado o olho da cara” Provavelmente você nesse exato momento
Agora sim vamos falar na parte que interessa para muitos. Não posso falar em valores exatamente, mas vou comparar com os orçamentos de quem presta o serviço na forma tradicional.
A concorrência era de mais três empresas do ramo, e quando comparado o preço do levantamento em relação ao nosso pacote (levantamento, georreferenciamento e foto ortorretificada), obtivemos o menor valor. A razão dos preços por serviços tecnológicos serem inferiores aos tradicionais se devem aos fatos de número de hora-homem aplicada no levantamento e no processo dos dados, rapidez na obtenção e entrega dos resultados. Devido a agilidade e menor necessidade de equipe, os custos são divididos em mais projetos, e envolvem uma equipe menor. Tudo isso traz vantagens para o cliente direto ou indireto dos nossos serviços.
Nosso grupo está a total disposição para outras dúvidas e mais explicações sobre nossos processos e resultados. Nosso Instagram é a plataforma que postamos novidades, nossas fotos, cotidiano e dicas de utilização dos drones.