Cadastro Ambiental Rural (CAR), você pode ter feito errado

O ano é 2019, e mais uma vez, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) prorrogou o prazo para inscrição. Em 2012 foi criado para alimentar o banco de dados do governo com informações que auxiliam em tomadas de decisão sobre recursos naturais do território brasileiro. Porém CAR tem gerado certa polêmica, principalmente após divulgar os dados mais recentes relacionados ao programa

Dados recentes do Cadastro Ambiental Rural

Recentemente o Serviço Florestal Brasileiro disponibilizou em seu site o último boletim informativo referente ao CAR. Há quem defenda que os dados nem deveriam ser divulgados publicamente. Quanto a isso não nos convém entrar em mais detalhes, mas sim abordar a margem de erro gerada.

cadastro ambiental rural
cadastro ambiental rural

Basicamente é o que podemos ver na imagem, todas as regiões do Brasil com área cadastrada superior à 100%. Ou seja, muitos que estão realizando o cadastro estão o fazendo usando um método para a coleta de dados impreciso. O que traz precisão para cadastros como o CAR é a coleta das coordenadas geográficas das arestas da propriedade, tal coleta pode ser realizada inclusive sem sair de casa através do Google Earth, entretanto, para gerar uma margem de erro confiável é necessário buscar a casa dos centímetros e não dos metros como é o caso do software do Google.

Nesse artigo da UNIPAMPA você pode saber mais sobre porque não é recomendado usar o Google Earth nesse caso: http://bit.ly/GoogleEarthNão

Qual é a precisão que você precisa?

Se a resposta for sim (como é o caso do cadastro ambiental rural), ela pode ser alcançada de duas formas, e ouso dizer que a mais vantagem delas é pelo método de Mapeamento Aéreo com VANT. Se tem uma coisa que nunca cansamos de falar é sobre a qualidade dos produtos gerados usando mapeamento aéreo. Resumindo o processo, o VANT é levado a campo para coleta dos dados, após isso estes são inseridos no computador onde é realizado o processamento e por conseguinte são gerados os produtos com coordenadas planimétricas na casa dos centímetros. A outra maneira seria utilizando a topografia convencional, que pode trazer resultados bastante precisos também.

Existem maneiras de aumentar essa precisão ao realizar a coleta das coordenadas. Por exemplo, através do aparelho de GNSS RTK conseguimos precisão milimétrica. Entretanto, o RTK deve ser somado a um dos métodos citados acima, aumentando a qualidade e confiabilidade dos produtos gerados.

Então, ficou claro que a precisão necessária pode facilmente ser entregue pelo mapeamento aéreo? Se você leitor precisa realizar o CAR da sua propriedade, ou conhece alguém precisa, lembre-se desta postagem. O Grupo AERO entrega produtos com precisão e com a velocidade de um drone (que são rápidos hem). Não fica de fora das nossas atualizações. Segue a gente nas redes sociais e mantenha o contato conosco!

    imagem e dados: http://www.florestal.gov.br/numeros-do-car

    SUGERIDOS PARA VOCÊ

    Relacionados a sua necessidade

    Shopping Basket

    PODEMOS TE AJUDAR COM DEMANDAS DE TOPOGRAFIA?