Cálculo do IPTU: precisão dos dados é fundamental

Municípios em todo o país têm se atualizado buscando aprimorar sua prestação de serviços e por conseguinte economizar e, por que não, obter maior lucratividade. Uma das formas de captação de recursos pelas prefeituras, isso não é novidade para ninguém, são os impostos.
Em especial o IPTU, mas você sabe como são coletados os dados para realizar o cálculo? Ou por acaso já se deparou com um valor que julgou fora do comum? Já teve de solicitar que fosse recalculado?

Bom, isso pode ocorrer por diversos motivos e um deles está relacionado à precisão adquirida no método em que os dados são coletados. Portanto, neste post vamos te esclarecer algumas dúvidas.

Afinal, o que é cadastramento urbano?

Para te simplificar um pouco, também é chamado formalmente de cadastramento imobiliário. É o processo no qual é feito o levantamento de divisas dos territórios de uma área urbana. Os dados são utilizados pelos municípios que os coletam para inúmeros fins que contribuem para o planejamento urbano. Todavia, gostaria de falar de um em especial, que toca no bolso de todos nós: O Cálculo do IPTU.

É bastante comum em certo período do ano ouvimos rumores sobre pessoas que solicitaram na prefeitura de sua cidade para refazer o cálculo do IPTU de sua propriedade, alegando estarem insatisfeitas com o valor obtido. Bom, não é sempre, mas a forma de obtenção dos dados tem sua parcela de culpa. Isso porque em sua maioria, essa coleta de dados é realizada através de imagens obtidas por satélite. As quais possuem margem de erro métrica, desta forma, influenciam negativamente na precisão dos produtos gerados.

RPA’s entram em cena

De novo elas! RPA’s (Aeronaves Remotamente Pilotadas), ou como nós carinhosamente chamamos “drones”. Se equipados com um GPS, uma boa câmera e um plano de voo adequado a cidade, podem então coletar dados com a mais alta precisão. Porém, não fazem esse trabalho sozinhos. Para adquirir a precisão desejada, deve ser somado o trabalho do profissional. O profissional e seu equipamento partem para a coleta dos pontos de apoio. Com isso, portanto, garantimos um produto final de precisão milimétrica.

exemplo calculo do iptu de imagem com drone
Exemplo de imagem tirada por drones para cadastramento imobiliário.

Alô prefeito? E o cálculo do IPTU?

Então se o “meu prefeito” solicitar que seja feito o cadastramento urbano com drones, os meus problemas serão resolvidos? Infelizmente, não cabe a nós responder essa pergunta. É interessante olhar pelo lado de que diminuindo a margem de erro, a base de dados terá informações mais precisas. Com isso, o cálculo poderá ser realizado de forma mais justa trazendo benefícios tanto para a cidade quanto para os moradores.

Infelizmente, o uso dos drones nos diversos cenários apresentados aqui no blog e em toda a internet ainda não chegou ao conhecimento de todos. Por enquanto seguimos informando e relembrando:

A tecnologia não pede licença. Ela pede desculpas.

Mauricio Benvenutti

Pronto! Agora que está claro para você os conceitos apresentados nesse post, é interessante portanto salientar que nós, do Grupo AERO, trabalhamos com esse tipo de tecnologia. Bem como somos especializados nos serviços aqui mencionados. Caso queira saber mais basta entrar em contato conosco AQUI. Até mais!

SUGERIDOS PARA VOCÊ

Relacionados a sua necessidade

Shopping Basket

PODEMOS TE AJUDAR COM DEMANDAS DE TOPOGRAFIA?